| 18/05/2004 09h50min
Subiu para 13 o número de palestinos mortos por forças israelenses na madrugada desta terça, dia 18, no campo de refugiados de Rafah, no sul de Gaza. Tanques e retroescavadeiras israelenses, apoiados por helicópteros, entraram no local para apreender armas contrabandeadas. Segundo o jornal israelnse Haaretz cerca de 30 pessoas ficaram feridas.
A incursão, uma das maiores desde o início do atual levante palestino, em 2000, provocou condenação internacional devido às ameaças israelenses de destruir centenas de casas palestinas no território ocupado. No entanto, o Exército disse que não há planos de demolição sistemática durante a operação para impedir o contrabando de armas através de túneis do Egito. Rafah é conhecido como um refúgio de guerrilheiros de grupos extremistas palestinos que se misturam à população de 90 mil refugiados e freqüentemente atacam tropas e assentamentos de Israel.
Centenas de palestinos fugiram do local com medo que suas casas fossem destruídas. Alguns dormiram nas ruas. A ação provocou críticas da União Européia (UE) e os Estados Unidos, principal aliado de Israel, também manifestaram preocupação.
As informações são da agência Reuters e Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.