| hmin
O Tribunal Regional eleitoral (TRE) de Santa Catarina cancelou 31.257 títulos. A medida foi tomada depois da revisão eleitoral realizada em janeiro e fevereiro em 62 municípios. Os números ainda sofrerão mudanças devido a alterações realizadas até o dia 5 de maio, prazo final para transferências e novos registros.
Os eleitores desses municípios foram convocados para comparecer aos cartórios eleitorais para a revisão de dados. Quem não compareceu ou deixou de comprovar a residência, teve o título automaticamente cancelado.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera situação normal a do município que tem 65% de seus habitantes registrados como eleitores. As 62 cidades catarinenses que passaram pela revisão tinham número de eleitores que chegava a pelo menos 80% da população total.
O objetivo da revisão é prevenir possíveis crimes eleitorais e, entre os mais comuns, está a migração de moradores de outros municípios para votar em determinada localidade, financiados em alguns casos por algum político. Contudo, há quem mudou-se de cidade e não transferiu o documento por pura distração.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.