| 22/05/2004 12h30min
O príncipe herdeiro do trono da Espanha Felipe de Bourbon se casou neste sábado, dia 22, com a ex-apresentadora de televisão Letizia Ortiz, em uma cerimônia pomposa que simbolizou um novo "amanhecer" para a Espanha, dois meses após os atentados a bomba nos trens de Madri.
Uma chuva torrencial começou no momento em que Letizia se preparava para entrar na catedral, em um vestido com 4,5 metros de cauda. Sua tiara foi usada pela mãe de Felipe, a rainha Sofia, em seu casamento. A chuva forçou a noiva a chegar à igreja em um Rolls Royce, em vez de andando no tapete vermelho desde o Palácio Real até a catedral, como era previsto.
A cerimônia, televisionada, foi transmitida para mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo. Felipe encontrou sua noiva fora do ambiente real. Escolheu uma divorciada de 31 anos, que era uma estrela em ascensão no mais popular canal de notícias da Espanha.
O herdeiro do trono, de 36 anos, príncipe de Astúrias, usou um uniforme militar e entrou na catedral com sua mãe, que trajava um vestido cor de champanhe. Seu pai, o rei Juan Carlos, trajava um uniforme de almirante.
O príncipe Charles, da Grã Bretanha, e outros membros da realeza da Europa, do Oriente Médio e do Japão ocuparam a catedral, juntamente com políticos espanhóis, dignatários e figuras do esporte. Convidados estrangeiros incluíram o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e sua mulher, Graca Machel.
Foi o primeiro casamento real de Madri desde 1906, quando o bisavô de Felipe, Alfonso XIII, casou-se com a britânica Victoria Eugenia.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.