| 22/05/2004 13h53min
O Irã informou neste sábado, dia 22, que entregou à agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) uma declaração "ampla" sobre seu programa atômico, acusado pelos Estados Unidos de ter como objetivo a construção de uma bomba nuclear.
Em outubro do ano passado, o Irã, que insiste que seu programa é dedicado a produção pacífica de eletricidade, entregou um relatório similiar à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A declaração de outubro, entretanto, omite detalhes sobre uma pesquisa supostamente relacionada a armas, incluindo os desenhos e os componentes de uma centrífuga capaz de produzir urânio enriquecido.
– Ontem (sexta-feira), nós enviamos o relatório, antes do prazo final de 18 de junho – afirmou à Reuters o embaixador do Irã na ONU em Viena, Pirooz Hosseini.
Diplomatas afirmaram que a agência não conseguirá analisar o documento antes do encontro do conselho diretor da AIEA em junho. Segundo Hosseini, o relatório não contém nenhuma surpresa, como sítios nucleares desconhecidos pela agência, mas detalhes sobre os locais investigados.
O dossiê detalha ainda atividades atuais e já encerradas, além de locais ligados ao enriquecimento de urânio e outros aspectos do ciclo do combustível, disse o embaixador iraniano.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.