| hmin
O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou neste domingo, dia 23, que o governo estuda criar uma agenda de crescimento, que caminharia junto à meta de inflação, para elevar a expansão da economia.
– O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiria uma agenda, uma série de pressupostos e expectativas para que sejam cumpridos níveis de crescimento progressivos ao longo dos anos, e estabeleceria metas de inflação compatíveis com isso – afirmou Palocci a jornalistas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista ao jornal O Globo, revelou que o governo vem estudando ajustar a meta de inflação ao crescimento econômico.
Palocci explicou que não seria definida uma meta de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), mas uma série de diretrizes que passariam por acesso à crédito, Parceria Público-Privada e investimentos em infra-estrutura.
– Você estabelece isso entendendo que o cumprimento dessa agenda aumentaria o PIB potencial do Brasil, e permitiria que se atinja valores mais altos em 2005 do que em 2004, e mais altos em 2006 do que em 2005 – afirmou.
A idéia será debatida, segundo o ministro, no próximo encontro do CMN, em junho. A meta de inflação este ano é de 5,5% e 4,5% para 2005, com variação de 2,5 ponto percentual para cima e para baixo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.