| hmin
Policiais japoneses prenderam cinco estrangeiros nesta quarta, dia 24, depois de realizar suas primeiras operações resultantes de uma investigação sobre um francês que ficou quase um ano no país asiático e que teria ligações com a rede Al-Qaeda. As forças de segurança vasculharam 10 locais depois de terem surgido, na semana passada, notícias de que Lionel Dumont, detido na Alemanha em dezembro passado, tentou montar uma base de operações no Japão para dar apoio à Al-Qaeda.
Dumont, um francês de origem argelina, é acusado de ter entregado equipamento e dinheiro para a rede ativista durante sua estadia no território japonês. O suspeito entrou no país com um passaporte falso, em 2002, disseram meios de comunicação japoneses.
O Japão, um importante aliado dos Estados Unidos, intensificou suas medidas de segurança depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington. O país está em alerta máximo desde a divulgação de uma suposta carta da Al-Qaeda contendo ameaças de ataque contra o país se ele enviasse soldados para o Iraque.
O governo japonês mandou 550 militares para o sul iraquiano.
A polícia disse ter prendido um indiano, um malaio e três pessoas vindas de Bangladesh por violação das leis de imigração. O principal porta-voz do governo afirmou ter esperanças de que a ação policial ofereça pistas sobre as atividades de Dumont.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.