| 27/05/2004 10h37min
O presidente de Cuba, Fidel Castro, afirmou nesta quinta, dia 27, que a cumplicidade da União Européia com os Estados Unidos e a traição de alguns de seus vizinhos latino-americanos "submissos" impediam a ilha comunista de participar, nesta sexta, da cúpula entre o bloco europeu e líderes da América Latina, marcada para ocorrer no México.
O encontro promete ser uma cerimônia vazia, sem uma agenda determinada para tratar dos problemas sociais enfrentados pelos latino-americanos, disse o líder cubano de 77 anos em um comunicado no qual explicou sua ausência da cúpula de Guadalajara.
Segundo Fidel, a expulsão do embaixador cubano do México no dia 1º de maio e as acusações "desonestas" do governo mexicano de que Cuba estava interferindo em assuntos internos do país outrora aliado também contribuíram para a decisão da ilha de não participar da cúpula. Em uma carta aberta dirigida ao povo mexicano, Fidel criticou os líderes da Europa e da América Latina por se curvarem diante das políticas de seu maior rival, os EUA.
– A cumplicidade da União Européia com os crimes e agressões cometidos pelos norte-americanos contra Cuba fazem dela algo que nosso povo não pode levar a sério – afirmou o dirigente cubano.
Fidel acusou vários governos latino-americanos de seguir cegamente ordens dos EUA. Ele também disse esperar que os presidentes esquerdistas da Venezuela, da Argentina e do Brasil façam o possível para defender os interesses da América Latina nos "cinco minutos que lhes serão concedidos para falarem".
– Talvez no banquete de abertura, com oradores cuidadosamente escolhidos, entre pratos extravagantes e champanhe que nada têm a ver com as bilhões de pessoas que sofrem com a fome e a miséria no mundo, alguém possa ouvir os ecos das vozes de um verdadeiro dissidente – disse Castro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cúpula no México.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.