| 28/05/2004 21h25min
Cerca de mil atletas largam da praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, por volta das 7h deste sábado, dia 29, para a disputa da 4ª edição do Ironman Brasil, única seletiva da América Latina para o Mundial do Havaí. A prova consiste em 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42,1 quilômetros de corrida.
O objetivo é conseguir um das 50 vagas para a final havaiana, entre amadores e profissionais, e correr atrás de uma premiação que chega a US$ 50 mil. Os campeões da categoria elite masculina e feminina recebem US$ 8 mil.
Além das adversidades naturais da prova, um desafio a mais é frio fora de época na Capital, onde a média de temperatura dos últimos dias tem ficado em torno dos 15 ºC. É justamente o frio que pode fazer suas primeiras vítimas no ínício da competição, durante o percurso da natação.
Nas medições feitas pela organização nos últimos dias, a temperatura da água tem ficado em torno dos 18 graus.
– Não existe possibilidade de a natação ser cancelada, a não ser que o mar fique muito agitado ou com ondas fortes devido a um ciclone – disse Naida Freitas, presidente da Federação Catarinense de Triatlo e que também faz parte da organização da prova.
Segundo Naida, essa temperatura da água é comum na Europa e em outros lugares onde acontecem provas de Ironman e que a situação só ficaria preocupante se a água estivesse abaixo dos 13º graus.
A prova do Ironman Brasil vem ganhando prestígio a cada ano, atraindo cada vez mais estrangeiros. São 36 países representados, devido à qualidade e organização da competição.
Pelo mundo são realizadas outras 23 classificatórias para o Mundial do Havaí, que ocorre dia 16 de outubro.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.