| hmin
O vice-secretário de Estado norte-americano, Richard Armitage, disse nesta sexta, dia 4, que pode deixar o governo em breve. A declaração deve alimentar as especulações de que o número dois da diplomacia dos Estados Unidos e seu chefe, o secretário de Estado, Colin Powell, não cumpririam mais um mandato.
– Suspeito que meus dias no serviço público, considerando minha idade, estão quase terminando – disse o diplomata de 59 anos, em uma entrevista.
Analistas políticos acreditam que Powell e Armitage não ficariam no governo, caso o presidente George W. Bush seja reeleito. Reportagens sugerem periodicamente que os dois, então mais resistentes do que outras autoridades ao impulso do governo de invadir o Iraque, devem deixar seus posto no próximo ano.
Segundo analistas, Armitage, que dirigia uma companhia de consultoria internacional antes de trabalhar com Powell na administração Bush, em 2001, só deixaria o governo quando seu melhor amigo o fizesse. Questionado se continuaria liderando a diplomacia norte-americana caso Bush se reelegesse, o ex-militar disse apenas que "trabalha para a satisfação do presidente".
Armitage, no entanto, foi mais direto em uma entrevista a um aluno de 11 anos. Questionado como ganhou o apelido de "buldogue de Powell", ele respondeu ao canal de TV da escola Delaware Valley:
– Que injusto. Pensei que fosse o "poodle de Powell", que pelo menos tem uma aliteração (repetição de fonemas em palavras próximas).
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.