| hmin
O crescimento da economia global está provocando a maior demanda por petróleo dos últimos 24 anos. A informação foi divulgada nesta quinta, dia 10, pela Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês), que ressaltou que a oferta suplementar dos países produtores do combustível vem conseguindo atender aos pedidos dos países consumidores.
No Relatório sobre o Mercado de Petróleo divulgado mensalmente a agência elevou em 2,3 milhões de barris por dia sua projeção para a demanda do combustível no ano de 2004. Esse aumento é o maior verificado no mercado mundial desde 1980, elevando o consumo total para 81,1 milhões de barris por dia.
Segundo o relatório, a demanda por petróleo mostrou-se maior do que o esperado na América do Norte, no Brasil e na Índia, e isso apesar da alta dos preços do combustível. O "light crude" elevou-se para US$ 37,72 nos Estados Unidos nesta quinta. O valor se mantém bem abaixo do recorde atingido na semana passada, quando o barril chegou a US$ 42,45.
A IEA elogiou a decisão da semana passada da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de elevar a produção, afirmando que o crescimento econômico não poderia ser mantido por um longo período com os preços altos. A produção suplementar dos países exportadores está, lentamente, reabastecendo os estoques dos países importadores, dando ao mercado mundial tranquilidade.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.