| hmin
O democrata John Kerry está com uma sólida liderança sobre o atual presidente dos EUA, George W. Bush, segundo uma pesquisa de opinião encomendada pelo Los Angeles Times e divulgada nesta quinta, dia 10. A pesquisa apontou ainda uma preocupação generalizada com a administração do país, com as políticas no Iraque e com a economia.
O senador Kerry ficou com 51% na pesquisa de intenção de voto, contra 44% de Bush, em uma disputa com apenas os dois nomes, segundo disseram 1.230 eleitores registrados que foram entrevistados entre sábado e terça.
Os números caem com o candidato independente Ralph Nader na disputa: Kerry ficaria então com 48% dos votos, e Bush, com 42%.
Na pesquisa do Los Angeles Times, a maioria desaprovava o modo de o governo Bush lidar com a economia e com o Iraque, apesar das recentes notícias encorajadoras sobre as duas áreas. Cinquenta e seis por cento dos entrevistados disseram que a América "precisava seguir uma nova direção" porque as políticas de Bush não haviam melhorado o país.
Entretanto, numa indicação da volatilidade da disputa, a pesquisa do jornal mostrou que o presidente republicano estava com uma vantagem de dois dígitos sobre Kerry no Estado de Missouri, em uma disputa com Nader incluído, e corria empatado com o rival democrata nos Estados de Ohio e Wisconsin. Mesmo assim, a maioria dos entrevistados em todos estes Estados era da opinião de que o país deveria mudar de direção.
Nacionalmente, 55% dos entrevistados desaprovavam o modo como Bush estava se saindo no Iraque, enquanto 44% aprovavam seu trabalho. Sobre a economia, 54% não aprovavam o trabalho que Bush estava fazendo, enquanto 43% o aprovavam, mostrou a pesquisa.
A pesquisa do Times, feita no país todo, tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
As informações são agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.