| 13/06/2004 18h28min
A ginasta Daiane dos Santos encerrou no final da tarde deste domingo, dia 13, o revezamento da tocha olímpica pelo Rio de Janeiro. Em uma grande celebração do Aterro do Flamengo, a gaúcha acendeu uma tocha com o fogo da pira olímpica após a apresentação de um vídeo de Gilberto Gil, cantando "A Paz".
Na seqüência, a chama olímpica foi transferida para a lanterna que será transportada até a Cidade do México, dando prosseguimento ao revezamento mundial. Antes de Daiane encerrar a cerimônia, a tocha chegou ao palco armado no Aterro do Flamengo conduzida por Ronaldo Nazário. O jogador da Seleção Brasileira recebeu a Tocha de Zagallo e, após cumprir seu trajeto, acendeu a Pira Olímpica.
A primeira passagem da tocha pela América do Sul na história da Olimpíada foi marcada por emoção e descontração. A chama chegou ao aeroporto internacional do Galeão por volta das 6h45min trazida pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.
A tocha foi acesa no gramado do
Maracanã por Pelé em uma cerimônia com 2004 crianças. Ao entrar nas ruas, o Atleta do Século foi ovacionado pelo público. Emocionado, começou a chorar e, daí em diante, levou a tocha andando.
Depois de Pelé, cerca de 120 atletas, personalidades e desconhecidos levaram a chama olímpica por um percurso de 49 quilômetros. O público lotou as ruas para acompanhar o desfile, além de bandas tocando marchinhas e baterias de escola-de-samba.
O desfile fez uma pausa no Palácio da Cidade. Lá, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) homenageou campeões olímpicos como o atirador Guilherme Paraense, o saltador Adhemar Ferreira da Silva e a nadadora Maria Lenk. Por duas vezes a chama olímpica se apagou durante o evento. Por coincidência, nas mãos de dois nomes da natação brasileira: Ricardo Prado e Gustavo Borges.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.