| 15/06/2004 08h33min
O painel que investiga os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os EUA descobriu indícios de que líderes da Al-Qaeda adiaram a operação em alguns meses porque um dos sequestradores de avião não estava pronto. A informação foi publicada na edição desta terça, dia 15, do jornal The Washington Post.
Citando fontes não-identificadas conhecedoras das conclusões do comitê, o diário noticiou que o suposto mentor da ação, Khalid Sheikh Mohammed, sob custódia dos EUA desde março de 2003, convenceu Osama bin Laden a adiar os atentados que ocorreriam em maio ou junho.
Evidências do adiamento de datas, obtidas com detidos sob responsabilidade norte-americana, devem ser discutidas pela comissão independente na quarta-feira. Será a última sessão pública sobre como a Al-Qaeda montou os espetaculares ataques.
Embora Bin Laden quisesse os ataques em maio ou junho, ele concordou em adiá-los porque Mohammed Atta, que liderou os sequestros de aviões, e seus colegas não haviam começado vôos de reconhecimento até maio. Mais de 3 mil pessoas morreram nos ataques com aviões em Nova York, Washington e Pensilvânia. O painel deve apresentar suas conclusões em 26 de julho, depois de um ano e meio de trabalho.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.