| hmin
A aquisição pela Petrobras de 40% da Gasmig, empresa de distribuição de gás de Minas Gerais, deve ser discutida na próxima reunião do Conselho de Administração da estatal de petróleo, por volta do dia 25 deste mês. Ainda não há previsão de quando o processo será concluído.
O diretor da Área de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, afirmou nesta quarta, dia 16, que, por enquanto, existe apenas um acordo. Este acordo ainda terá que ser submetido ao Conselho de Administração da Cemig – estatal mineira de energia que controla a Gasmig – e à Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
– A Petrobras gostaria de estar mais presente nos Estados grandes, como São Paulo e Minas Gerais, onde não temos nada (de distribuição de gás). No Rio de Janeiro, estamos apenas na Ceg-Rio – afirmou o executivo em encontro de profissionais do setor.
Sauer disse que não há nenhuma negociação para entrar no mercado paulista, mas admitiu que a estratégia é aumentar as parcerias com distribuidoras de gás.
– A Petrobrás pretende ficar só onde precisa ficar. Onde puder haver outros agentes, melhor – comentou.
O crescimento gradual da demanda por gás natural no país tem inibido investimentos adicionais das distribuidoras, que negociam com a Petrobras uma redução no preço do produto desde o ano passado. Sauer admitiu que nenhum contrato foi ainda assinado e que o processo de negociação é mesmo demorado.
– A demanda não cresce do dia para a noite – afirmou.
As distribuidoras alegam que a Petrobras exige compromisso de aumento do consumo para garantir preços menores do gás. O país consome hoje 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. A meta, segundo Sauer, é chegar a 100 milhões em 2010.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.