| 17/06/2004 16h21min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, insistiu nesta quinta, dia 17, que Saddam Hussein tinha ligações com a Al-Qaeda, mas disse que seu governo nunca garantiu que o ex-presidente iraquiano teve um papel nos ataques de 11 de setembro de 2001.
– A razão para eu continuar insistindo que havia uma ligação entre o Iraque e Saddam e a Al-Qaeda é porque havia uma relação entre o Iraque e a Al-Qaeda – disse Bush a jornalistas depois de uma reunião com seu gabinete.
Segundo Bush, sua administração nunca disse que os ataques de 11 de setembro foram orquestrados entre Saddam e a Al-Qaeda. O que o presidente afirma ter dito é que houve numerosos contatos entre Saddam Hussein e a Al-Qaeda. Bush citou relatos de um encontro no Sudão entre o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, e autoridades de inteligência iraquianas.
As declarações de Bush foram feitas um dia depois de a comissão independente que investiga os ataques de 11 de setembro de 2001 contra Washington e Nova York relatar que não havia provas para sustentar declarações de uma relação de trabalho entre Saddam e a rede militante acusada pelos ataques que mataram 3 mil pessoas.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.