| hmin
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, elogiou neste domingo, dia 27, a Turquia por ter estabelecido uma democracia muçulmana em uma região turbulenta, mas cerca de 20 mil pessoas se manifestaram contra suas políticas no Iraque.
Bush, que se encontra com líderes turcos em Ancara antes da cúpula da Otan, na segunda, dia 28, disse que o único membro muçulmano da aliança militar ocidental deveria ser recompensado com uma data fixa para o início dos debates sobre sua adesão à União Européia, bloco que corteja há décadas.
– Aprecio muito o exemplo que seu país estabeleceu sobre como ser um país muçulmano, ao mesmo tempo em que o país adota a democracia e o governo da lei e a liberdade – disse ao primeiro-ministro, Tayyip Erdogan, líder do governo que tem raízes na política islâmica.
Bush, que tenta melhorar as relações com Ancara depois que os dois aliados tiveram diferenças no ano passado sobre o Iraque, sofreu pressão de Erdogan para acabar com as aspirações separatistas dos curdos iraquianos e reprimir guerrilheiros curdos turcos que atuam no norte do Iraque.
As palavras de Bush para a Turquia em encontros com Erdogan e com o presidente Ahmet Necdet Sezer foram ignoradas por cerca de 20 mil manifestantes que protestaram nas ruas de Istambul.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.