| 30/06/2004 10h32min
O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein disse "bom dia'' e tentou fazer algumas perguntas quando os Estados Unidos o apresentaram à Justiça do Iraque nesta quarta, dia 30. A afirmação foi de Salem Chalabi, um advogado que atua no tribunal. Capturado em dezembro dentro de um esconderijo nas proximidades de Tikrit, Saddam parecia estar bem de saúde ao dirigir-se a um juiz iraquiano na primeira parte de seu julgamento por crimes cometidos durante seus 35 anos de governo.
– Foi dito a ele que esperasse até amanhã (quinta, dia 1º) para se manifestar – contou Chalabi.
Saddam e 11 membros do governo dele foram formalmente entregues à custódia das autoridades iraquianas. No entanto, o ditador continuará sob a guarda das forças norte-americanas.
Ao contrário do ex-presidente do Iraque, muitas das ex-autoridades presentes na corte mostravam-se nervosas e agitadas, disse Chalabi. Alguns dos ex-membros do governo do ditador mostraram-se hostis ao serem comunicados que seriam acusados formalmente na quinta-feira. Ali Hassan Al Majid, conhecido como "Ali Químico'' por ter ordenado a realização de ataques com armas químicas, parecia estar especialmente incomodado.
– Ele parecia muito assustado. Ele estava tremendo – afirmou Chalabi.
Saddam também deve ser acusado formalmente nesta quinta, dia 1º, de torturar e matar centenas de milhares de pessoas com a ajuda de membros do partido Baath. No entanto, o julgamento levará ainda meses para ser iniciado efetivamente. O ex-ditador assumiu o cargo de presidente em 1979, mas já era o homem forte do Iraque desde um golpe realizado em 1968.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.