| hmin
Os Estados Unidos poderão transferir centenas de prisioneiros de sua base militar em Cuba para instalações em território norte-americano depois da decisão da Suprema Corte de conceder aos presos acesso à Justiça do país, afirmou a edição desta quarta, dia 30, do jornal Los Angeles Times.
Ainda conforme o Times, autoridades do Pentágono e do Departamento de Justiça consideravam a mudança de todos os prisioneiros da base naval de Guantánamo para um distrito judicial dentro dos EUA.
A decisão da Suprema Corte, divulgada na última segunda, dia 28, foi um golpe à política do presidente George W. Bush de manter por tempo indeterminado o que considera "combatentes inimigos", capturados depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. Representantes do governo disseram ao jornal que não estavam preparados para a decisão.
Cerca de 600 presos estrangeiros suspeitos de pertencer à rede Al-Qaeda e à milícia Talibã estão detidos na baía de Guantánamo há dois anos, desde que foram presos na guerra travada pelos EUA no Afeganistão.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.