| hmin
O mundo não está mais seguro do que há três anos. A declaração é do secretário-geral da Oorganização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, reagindo a declarações do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que afirmou ter deixado o planeta menos perigoso.
Annan também criticou o governo Bush por suspender uma verba de US$ 34 milhões ao Fundo Populacional da ONU, uma agência que, segundo Annan, salva a vida de mulheres. Os comentários podem criar um novo atrito entre a ONU e os EUA, que se distanciaram às vésperas da invasão do Iraque, mas voltaram a se aproximar nos últimos meses.
Os EUA decidiram suspender a verba para o Fundo Populacional da ONU durante três anos porque consideraram que a entidade apóia a política chinesa de abortos feitos sob coação. O fundo nega isso, e uma investigação feita em 2002 pelo Departamento de Estado também isentou a agência da acusação.
Ativistas do planejamento familiar e alguns parlamentares vêem na decisão uma medida para agradar o eleitorado conservador em novembro.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.