| 28/07/2004 10h38min
Um atentado suicida com um microônibus carregado de explosivos matou ao menos 68 pessoas e feriu outras 30 em Baquba, cidade ao norte de Bagdá. A explosão, que atingiu uma delegacia de polícia e um mercado, foi considerado o pior ataque no país desde a posse do governo interino, há um mês. A forte explosão deixou um mar de destruição, fazendo desaparecer as barracas do mercado e danificando vários prédios.
Baquba, uma cidade sunita e xiita, é lar de muitos ex-membros das Forças Armadas do Iraque e testemunhou vários atentados com carros-bomba e várias ações suicidas no último ano. A nova onda de violência surge três dias antes de o Iraque realizar uma conferência nacional em que cerca de mil delegados reunidos em Bagdá devem discutir o futuro do país e escolher um Conselho Nacional formado por cem membros e encarregado de supervisionar o governo interino.
Há muita preocupação sobre a segurança do evento. A Organização das Nações Unidas (ONU) vinha pedindo
que o encontro fosse adiado.
Mas Fouad Massoum, o organizador do evento, disse na terça-feira estar comprometido com a realização dele neste mês e que a credibilidade do novo governo iraquiano dependia disso.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.