| hmin
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, chegou nesta sexta, dia 30, a Bagdá para participar de reuniões. Ele é a autoridade mais importante dos Estados Unidos a visitar o Iraque desde que Washington devolveu a soberania a um governo interino iraquiano, há um mês.
Powell deve manter encontros com o presidente Ghazi Yawar e com outras autoridades um dia depois do anúncio do adiamento, por duas semanas, de uma importante conferência que definirá o futuro político do país.
Ele chega também no momento em que vence o prazo dado por militantes para matar sete reféns estrangeiros. Em um vídeo os insurgentes deram até as 10h (hora de Brasília) para que suas exigências fossem atendidas, ou matariam três indianos, três quenianos e um egípcio.
Após uma breve calmaria após a transferência de poder, o Iraque enfrenta uma nova onda de violência, com seqüestros e atentados suicidas – o mais recente matou 70 pessoas. Continuam também os confrontos entre os rebeldes e as tropas lideradas pelos EUA especialmente nas cidades sunitas como Falluja, a oeste da capital, e Samarra, ao norte.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.