| hmin
A Marinha britância informou que a Al-Qaeda tem planos de atacar navios mercantes em uma tentativa de desorganizar o comércio mundial. O alerta foi feito por importante oficial em uma entrevista publicada nesta quinta, dia 5.
– Recebemos informações essenciais que mostram que há uma ameaça – disse o almirante da Marinha Real britânica, Sir Alan West, ao jornal marítimo Lloyd's List.
Por sua vez, o Ministério da Defesa britânico disse que as declarações deviam-se a informações já conhecidas da Marinha e não eram baseadas em relatórios recentes sobre alvos específicos de ataques.
– Percebemos que a Al-Qaeda e outras organizações têm conhecimento sobre o comércio marítimo... Eles perceberam como (ele) é importante para o comércio mundial – disse West.
Desde os ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, governos e especialistas em segurança têm alertado sobre a vulnerabilidade do comércio naval, responsável por 90% do transporte mundial de mercadorias.
O almirante afirmou, baseado em dados da inteligência de governos ocidentais, que os grupos extremistas viam os navios como alvos-símbolo e que planejavam explodi-los.
– Não posso fornecer detalhes, mas temos informações de que eles têm planos e de que estão avaliando (possíveis ataques) – disse West ao jornal.
West afirmou que portos e rotas como os estreitos de Málaca e Gibraltar, no Mar Mediterrâneo, e de Ormuz, no Golfo Pérsico, são os alvos de maior risco devido à grande circulação de navios.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.