| hmin
O Iraque interrompeu as exportações de petróleo do principal oleoduto da região Sul do país depois que serviços de inteligência constataram que uma milícia rebelde poderia atacar as instalações. A interrupção derrubou pela metade o abastecimento, prejudicando os esforços do governo de aumentar o faturamento aproveitando a alta dos preços do petróleo provocada, em parte, pela instabilidade do Iraque.
– A situação em Basra está ruim. A administração ordenou o fechamento do oleoduto na noite de sexta – disse uma autoridade da South Oil Company que não quis se identificar.
A milícia do clérigo radical Moqtada al-Sadr, que combate as forças norte-americanas no Centro e no Sul do Iraque, prometeu atacar as instalações petrolíferas em resposta à ofensiva dos Estados Unidos à cidade de Najaf. Apenas o navio-tanque Antonius abastecia neste sábado 864.000 barris por dia da plataforma número dois no terminal de Basra.
O fluxo para os terminais da costa, que representam toda a exportação do Iraque, passavam por outro oleoduto menor, com capacidade de um milhão de barris por dia. O oleoduto maior tem capacidade de bombear 1,5 milhão de barris.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.