| hmin
As três vitórias consecutivas do Avaí na Série B (contra Bahia, Santa Cruz e Remo), sob o comando do técnico Roberto Cavalo, evidenciaram uma situação que não vinha correndo na competição: todos os gols foram marcados por atacantes. Com a ajuda de Joelson, Tico marcou três gols e Evando outros dois, assumindo a artilharia do Avaí na competição com quatro gols marcados.
Um artilheiro com apenas quatro gols seria preocupante, ainda mais se o desempenho for comparado com o dos principais atacantes da competição, como o goleador Rinaldo, do Fortaleza, com 14 gols, e Kuki, do Náutico, com 10. Porém, o que importa é o momento atual, que inspira confiança.
No início da competição, os zagueiros foram fundamentais, tanto defendendo, quanto marcando gols. Téio já marcou quatro (está empatado com Evando) e outros três foram marcados por Marcelo Tavares, que trocou o Avaí pelo Al Helal, da Arábia Saudita.
Mas desde a vitória diante do Joinville, no dia 29 de junho, quando Joelson fez o gol da vitória por 1 a 0, são os atacantes que tem balançado as redes adversárias nos triunfos avaianos.
O esquema com três atacantes imposto pelo técnico Roberto Cavalo pode ser considerado como uma das razões pelo bom desempenho do setor ofensivo.
– Pela maneira como as equipes estão atuando, muito em cima, é importante ter jogadores lá na frente para puxar os contra-ataques – disse o centroavante Tico, goleador do Avaí na temporada com dez gols, referindo-se ao comportamento ofensivo do Leão nos jogos fora de casa.
Para o artilheiro Evando, o importante é a capacidade de recuperação e o profissionalismo dos jogadores, que estão se esforçando ao máximo na aplicação tática.
– O futebol antigamente vivia de três atacantes, e ninguém reclamava porque era normal. Hoje como é uma coisa difícil, as pessoas acham estranho. Mas quando há obediência tática, comprometimento com a equipe, quando os atacantes se comprometem a marcar, a tendência é crescer – afirmou o atacante.
O esquema ofensivo está mais uma vez confirmado por Roberto Cavalo. As únicas mudanças estão na defesa. O goleiro Gilmar assume a vaga de Adinam, machucado, enquanto Júlio César foi confirmado na vaga de Marcelo Tavares.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.