| 11/07/2001 20h39min
As medidas compensatórias da duplicação da BR-101 Sul no Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis, foram discutidas nesta quarta-feira, em Brasília, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na proposta apresentada pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) estão o apoio às comunidades indígenas, a compensação ambiental para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e a recuperação de áreas degradadas. O DNER espera agora que o Ibama conceda a Licença Ambiental de Instalação (LAI). O DNER já assegurou a Licença Ambiental Prévia (LAP), mas precisa da LAI para assinar o contrato de financiamento com os bancos internacionais (BID e JBIC) e fazer a licitação para contratar as empresas e dar início nas obras. Sobre a polêmica do traçado, o DNER sugere a construção de um túnel para tráfego Norte/Sul, e a manutenção da pista atual para o tráfego Sul/Norte. A proposta de construção de dois túneis e desativação do atual traçado – apresentada nesta semana pelos índios Guarani que vivem no local – foi inicialmente descartada pelo coordenador de apoio ao DNER no projeto de duplicação, Antônio Carlos Caire. Ele afirmou que o custo e o tempo para elaboração de um novo projeto seriam maior e poderiam inviabilizar a execução da obra dentro dos prazos legais.
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