| hmin
O ministro da Casa Civil, José Dirceu, defendeu nesta quinta, dia 9, a criação de limites para o poder de investigação do Ministério Público. Dirceu afirmou que "politização" do MP está transformando a instituição em "pequenas KGBs [o serviço secreto da antiga União Soviética]" .
– O Ministério Público tem um papel importante, que é zelar pela coisa pública. Mas existe uma politização, uma participação eleitoral, um abuso evidente de poder [dentro do órgão]. Não podem virar pequenas polícias secretas que podem tudo – disse ele em entrevista ao programa Espaço Aberto, da GloboNews.
A possível proibição para procuradores da República e promotores de Justiça de comandarem investigações criminais por conta própria está sendo analisada pelo Supremo Tribunal Federal. O julgamento foi interrompido do começo do mês, com um placar favorável ao Ministério Público de 3 votos a 2. A expectativa é que o STF opte por uma solução meio-termo para o caso, admitindo certos tipos de investigação, mas impondo restrições à atual forma de atuação, considerada sem regras e limites.
Com informações da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.