| 13/09/2004 22h23min
O assessor de tecnologia da Scotland Yard, Graeme Gerrarld, garantiu que o uso de câmeras de vigilância diminui a violência nas cidades e fez um alerta: a insegurança no Brasil hoje é semelhante ao terrorismo do Exército Republicano Irlandês (IRA) na Inglaterra dos anos 80 e 90.
Em sua palestra nesta terça, dia 13, durante a 4ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América Latina (Interseg) da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), Gerrarld apresentou resultados do uso de câmeras contra a violência na Grã Bretanha, que chegam a 100% de sucesso.
No Rio de Janeiro, o monitoramento já reduziu em até 72% os índices de criminalidade. No Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo é a cidade pioneira na adoção da tecnologia, usada há quatro anos. Em Caxias do Sul, as câmeras já flagraram cem crimes em nove meses de uso. Porto Alegre planeja a implantação das câmeras no centro.
O secretaria Nacional de Segurança Pública Luiz Fernando Corrêa, também presente no evento, disse que os policiais estão enfrentando a criminalidade sem ter preparação nem equipamentos para isso, o que diminui a eficácia do policiamento e aumenta os índices de morte de policiais em trabalho.
Para Corrêa, o trabalho de treinamento de forças especiais feito pela secretaria pode auxiliar na padronização de procedimentos, de doutrina e de equipamentos, dado que agentes de todos os Estados estão participando e poderão multiplicar o que aprendem. O Brasil é o país da América com maior número de policiais civis e militares mortos entre janeiro e julho. A média é de 40 policiais assassinados a cada mês.
O governador do Estado, Germano Rigotto, também esteve na 4ª Interseg, onde conheceu os novos modelos de viatura policial adquiridos pelo estado e recebeu a medalha Mérito do Conselho Nacional dos Comandantes das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros, por ter dado apoio ao evento mundial da segurança pública.
Com informações de Zero Hora e governo do Estado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.