| 15/09/2004 16h
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou a Manaus nesta quarta, dia 15, para um encontro empresarial. Jornalistas, autoridades brasileiras e venezuelanas, além de simpatizantes do presidente, cercaram Chávez logo na entrada do hotel onde acontece o evento.
– O império norte-americano quer tomar a Amazônia. Temos de preservá-la para o futuro de nossas gerações – convocou o presidente venezuelano, na coletiva que concedeu antes de se dirigir para o primeiro compromisso da agenda.
Chávez também declarou que o encontro entre os países trará novo modelo de integração latino-americano.
– Vamos criar a Petrosul, para integração energética e a Televisão do Sul, de integração cultural – propôs.
O presidente disse também que pretende divulgar esse modelo de desenvolvimento na África e Ásia.
O líder venezuelano afirmou que o mercado petrolífero está saturado, o que se contrapõe ao preço do barril, que Chávez disse estar alto porque os Estados Unidos invadiram o Iraque. Porém, ele ressaltou que, mesmo não concordando com a atual política, não tomará decisões contrárias ao interesse da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Chávez encerrou a entrevista otimista quanto à entrada da Venezuela no Mercosul:
– Este é o triunfo de um novo caminho para meu país. O grande dia que Simon Bolivar previu para a América do Sul está chegando – declarou.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.