| hmin
Embalada pela vitória no Ironman Brasil, disputado em maio, em Florianópolis, a niteroiense Fernanda Keller, 40 anos, parte para mais um Campeonato Mundial de Ironman, no Havaí, prova que deu origem ao triatlo em 1978. A edição deste ano será realizada dia 16 de outubro, como sempre na ilha de Kailua-Kona, em Big Island. São 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. Além das distâncias, a prova torna-se ainda mais difícil devido às condições adversas em que é realizada: muita umidade, ventos fortes e calor intenso (entre 37º e 40º).
Para a brasileira, será a 18ª participação consecutiva na competição, considerada a mais tradicional e famosa do mundo na distância Ironman. Ela embarca para o Havaí no dia 4 de outubro, a fim de treinar no percurso e fazer a aclimatação na ilha.
Desde 1987 Keller marca presença no evento, onde já conquistou grandes resultados como os seis bronzes (1994/95/97/98/99 e 2000), um 4º lugar (1989), um 5º (2002), dois sextos lugares (96 e 2001), dois sétimos (92 e 93), ficando quase sempre entre as top 10 no profissional feminino e confirmando sua consistência na prova. Em 2002, inclusive, a brasileira recebeu, da renomada revista norte-americana Triathlete, o título de ‘Miss Consistence’, devido à seqüência de bons resultados no Havaí.
O Mundial de Ironman reúne todos os anos 1,5 mil competidores de aproximadamente 50 países, pré-qualificados em 19 seletivas disputadas ao longo do ano em países como África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Japão e Nova Zelândia, entre outros.
Fernanda Keller carimbou seu passaporte para a edição 2004 da prova havaiana com a vitória, dia 29 de maio, no Ironman Brasil, após travar um emocionante duelo com a italiana Edith Niederfriniger, vencido somente ao final da maratona com o excelente tempo total de 9h26m07.
– Vencer um Ironman é algo muito especial para qualquer pessoa, pois é uma prova muito dura que exige muito do atleta. É preciso estar muito bem preparado e concentrado – diz a atleta.
A melhor marca da brasileira no Mundial do Havaí, no entanto, foi 9h24m30s em 99, quando ela sacramentou seu quinto bronze, confirmando ainda ser um dos grandes nomes do Circuito Mundial da modalidade. Este tempo também corresponde ao recorde sul-americano da prova havaiana. Em casa, porém, Keller já completou o difícil percurso em 9h14m12s em 2001, também em Florianópolis, quando foi prata e tornou-se recordista sul-americana também da seletiva nacional.
Para o Mundial deste ano, Keller vem treinando em média, por semana, cerca de 30km de natação, 500km de ciclismo e 100km de corrida, sempre sob a batuta do técnico Marcelo Borges, que a acompanha desde o início da carreira. Além dela, o Brasil terá apenas mais um brasileiro competindo na categoria profissional: o carioca Alexandre Ribeiro, 38 anos, atual campeão mundial de Ultraman e recordista brasileiro do Ironman do Havaí com o tempo de 8h49m15s, obtido em 93. Esta será a 11ª participação do atleta na tradicional prova de Kona.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.