| 28/09/2004 20h
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) publica na quarta, dia 29, nos jornais de grande circulação um "comunicado à população" sobre a greve dos bancários. No texto, a entidade ressalta que as contas devem ser pagas em dia apesar da paralisação que atinge parte das agências. A Fenaban também reforça que a proposta rejeitada pelos bancários foi fruto de "árduas e intensas negociações" com as lideranças sindicais.
Para a entidade, "lamentavelmente, essa proposta (...) não foi confirmada em várias Assembléias Sindicais, que resultou em indevido bloqueio de acesso a diversas agências bancárias". Ainda no comunicado, a Fenaban afirma que vem tomando medidas judiciais contra a paralisação e reitera que as contas devem ser pagas em seus respectivos vencimentos.
Segundo a Fenaban, a população tem à sua disposição uma rede de postos eletrônicos, equipamentos de auto-atendimento, centrais telefônicas e correspondentes bancários que cobrem todos os municípios do país para efetuar o pagamento das contas.
Os bancários reivindicam reajuste salarial de 25%, incluindo aumento real de 17,68%, além de participação nos lucros de até um salário, mais R$ 1,2 mil. A Fenaban oferece aumento máximo de 8,5%, com participação nos lucros de até 80% do salário. Representantes sindicais afirmam que cerca de 200 mil bancários, metade dos trabalhadores de instituições financeiras no país, estão participando da paralisação que atinge 24 capitais.
As informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.