| hmin
Em agosto de 2004, a cada mil cheques compensados em Santa Catarina, 45 foram devolvidos por falta de saldo. O número representa uma queda de 8% se comparado com agosto de 2003, quando foram devolvidos 49 cheques sem fundos. O levantamento é da CheckOK, empresa de verificação eletrônica de crédito.
Em todo o país, o total de cheques devolvidos teve uma queda de 4,3% na comparação com agosto de 2003. Do total de 180,8 milhões de cheques compensados no mês passado, 50 em cada lote de mil não tinham saldo suficiente. Em agosto de 2003, a quantidade foi de 52 cheques sem fundos para cada mil compensados.
Este é o sexto mês de queda consecutiva da inadimplência no ano, pois na comparação entre os meses de março, abril, maio, junho e julho deste ano com os de 2003, também houve variação negativa, de 2,7%, 3,3%, 9,1%, 2,1% e 8,1% respectivamente. Em relação a julho deste ano, quando foram devolvidos 51 documentos para cada mil depositados, houve variação de negativa de 2%.
Todos os dados do levantamento da CheckOK têm como base os dados fornecidos pelo Banco Central e referem-se aos cheques sem fundos devolvidos pela primeira e segunda vezes, além das devoluções pelas alíneas 13 (conta encerrada), 14 (prática espúria) e 21 (contra-ordem ou sustação de pagamento).
Com a greve dos bancários, no entanto, o mês de setembro deve fechar com alta no número de cheques devolvidos. Pelo último levantamento, feito em meados de setembro em Santa Catarina, o número de cheques devolvidos chegava a 8 mil, o dobro do normalmente registrado no período.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.