| hmin
Os inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) estão prontos para voltar ao Iraque para investigar o desaparecimento de equipamentos que podem ser usados em armas atômicas.
– Estamos prontos, sujeitos à orientação do Conselho de Segurança e à situação de segurança, para retomar nossas atividades de verificação no Iraque – afirmou o porta-voz da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mark Gwozdecky, nesta quarta, dia 13.
A agência informou o Conselho de Segurança nesta semana que equipamentos e materiais que podem ser utilizados em armas atômicas estavam sumindo do país, mas que nem os Estados Unidos (EUA) nem o atual governo iraquiano notaram isso. O ministro da Ciência e Tecnologia iraquiano, Rashad Omar, disse na terça em Bagdá que não havia registrado o desaparecimento de nenhum material de seu ministério.
– As instalações que pertencem ao Ministério da Ciência e Tecnologia estão seguras e sob nosso controle – afirmou Omar à Reuters.
Segundo ele, nada desapareceu desde uma onda de saques após a invasão norte-americana, em março de 2003. Mas um diplomata ocidental disse que os comentários de Omar parecem não se aplicar aos locais que preocupam a AIEA – os quais podem pertencer ao Ministério da Defesa iraquiano.
Segundo chefe da agência nuclear da ONU, Mohamed ElBaradei, imagens de satélite mostram que prédios inteiros no Iraque, que chegaram a abrigar equipamentos de alta precisão, foram desmantelados.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.