| hmin
A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) ocorre na tarde desta terça, dia 16, sob a aposta das instituições financeiras de aumento da taxa básica de juros Selic em 0,5 ponto percentual (para 17,25% ao ano), repetindo a decisão da reunião do mês de outubro. Seria o patamar mais elevado dos juros internos em um ano. A projeção é que a Selic termine o ano em 17,50%, ou seja, uma nova elevação ocorreria em dezembro. Para 2005, a projeção é de juros em 15,5% no fim do ano. O rumo dos juros deve será divulgado na segunda reunião do Copom na quarta, dia 17.
A alta nos juros seria justificada pela expectativa de inflação de 5,9% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2005, contra meta ajustada do Banco Central de 5,1%. Para este ano, a projeção é que o IPCA termine acumulado em 7,19%. O prognóstico do mercado para o crescimento do PIB este ano, porém, subiu pela segunda semana seguida: de 4,58% para 4,60%. Já para 2005, a estimativa para o crescimento da economia se mantém, pela terceira semana seguida, em 3,50%.
As informações são da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.