| hmin
A ata da reunião de novembro do Banco Central divulgada nesta quinta, dia 25, afirma que a instituição pode aumentar o ritmo do aperto monetário se crescer o risco de a inflação distanciar-se das metas.
– O processo de ajuste gradual dos juros básicos deveria prosseguir de maneira a assegurar a convergência da inflação para a trajetória de metas no horizonte relevante para a atuação da política monetária – disse o Comitê de Política Monetária (Copom) no documento.
O Comitê acrescenta que, desde a reunião de outubro, houve redução dos preços internacionais do petróleo, redução da taxa de câmbio e indícios de algum arrefecimento da atividade econômica. Segundo a ata, contudo, o Copom ainda considera que as projeções de inflação estão acima da meta central de 5,5% para 2004 e acima do objetivo de 5,1% para 2005.
O documento aponta que "tais fatores ainda não foram capazes de alterar suficientemente as perspectivas para a dinâmica futura da inflação, apesar da mudança evidente na postura de política monetária em meses recentes".
O Comitê decidiu por unanimidade aumentar a meta para a taxa Selic em 2004 para 17,25% ao ano, sem viés. A próxima reunião será nos dias 14 e 15 de dezembro.
As informações são da Agência Brasil e Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.