| 01/12/2004 14h18min
A campanha de combate à febre aftosa no Estado do Pará deve registrar índices recordes de vacinação na região. De acordo com o presidente da Associação de Criadores de Monte Alegre, Isaias França, 85% do rebanho será imunizado até o final da campanha, dia 15 de dezembro. Isso representa 187 mil reses naquele município.
A campanha faz parte do projeto piloto de educação sanitária "Brasil Livre de Aftosa" que se realiza na região. A mobilização das equipes técnicas alterou a rotina da cidade de Monte Alegre nos dias 28 e 29 de novembro. Foram proferidas várias palestras para educadores, crianças e produtores e, para divertir as pessoas foram realizados shows musicais.
Monte Alegre teve um foco da doença em junho último. Desde então, a procura por vacina aumentou. Mesmo assim, cerca de 160 animais foram sacrificados. De acordo com a veterinária e palestrante Rosane Collares, a febre aftosa "contaminou" a auto-estima da população local.
– As pessoas ficaram abaladas. Por isse motivo estão muito interessadas em informações. Precisamos romper esta cultura de remediar. Precisamos prevenir – ensina ela.
Na próxima sexta, dia 3, a campanha chega à cidade de Oriximiná, também no Pará. Lá também serão proferidas palestras para estudantes, professores e pecuaristas. Estão previstas ainda apresentações folclóricas e montagem de exposições da Embrapa, Banco do Brasil e Emater sobre a doença.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.