| 12/12/2004 17h54min
O Figueirense segue firme na briga por uma vaga à Copa Sul-Americana em 2005. Neste domingo, dia 12, o time alvinegro derrotou o Juventude por 1 a 0 no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, e alcançou os 63 pontos. O meia Bilu foi o autor do único gol do jogo, anotado aos 14 minutos do primeiro tempo.
O time catarinense, no entanto, não depende somente de suas forças para se classificar à Sul-Americana. Além de vencer o Corinthians na última rodada, domingo que vem, no Pacaembu, a equipe de Dorival Júnior terá que torcer por tropeços de Inter e Fluminense, concorrentes na disputa por um lugar na competição continental.
O Colorado gaúcho teria que perder ou empatar no jogo com o Paraná em Porto Alegre, enquanto que o tricolor fluminense precisaria amargar uma derrota diante do Palmeiras, no Rio de Janeiro, pela última rodada do Brasileiro, no domingo que vem.
Na partida deste domingo, em Florianópolis, o Figueirense conseguiu determinar o ritmo de jogo durante os 90 minutos. Logo no primeiro minuto, Luciano Sorriso arriscou um chute de fora da área que assustou o goleiro Martini.
A pressão alvinegra surtiu efeito aos 14 minutos. Bilu fez tabela com Romualdo e, de perna esquerda, marcou um golaço no canto direito, sem chance de defesa para o goleiro Martini.
Aos 22, César Prates chutou com veneno de fora da área e o arqueiro do Juventude se esforçou para fazer a defesa.
O time gaúcho chegou a dar trabalho à zaga alvinegra com alguns chutes de Jancarlos de fora e também com algumas investidas de Clodoaldo na área. Mas nenhum lance chegou a preocupar seriamente a dupla Márcio Goiano e Cléber, ou o goleiro Édson Bastos.
No segundo tempo, as equipes fizeram uma partida que chegou a ser sonolenta por alguns momentos. O técnico Júnior aproveitou para dar ritmo de jogo a jovens jogadores como Felipe Olveira – que entrou na vaga de Romualdo – e Rodriguinho – que ocupou o lugar de Vágner.
Na etapa final, destaque para a boa jogada de André Santos, aos 40 minutos. O lateral tocou de calcanhar para César Prates, que não conseguiu completar.
Já o Juventude, que tem vaga assegurada na Sul-Americana e perdeu as esperanças de disputar a Libertadores, não chegou a criar nenhuma chance de gol, contribuindo para deixar o jogo ainda mais morno.
– O Figueirense teve méritos nessa vitória. O que eu não acho justo é essa coisa de paralisação, as bolas desapareceram, tinha que dar pelo menos cinco minutos de acréscimo. Isso que eu estou falando não desmerece de forma alguma a vitória do Figueirense – disse o técnico do Juventude, Ivo Wortmann, reclamando da arbitragem do carioca Edílson Soares da Silva.
– Os jogadores que entraram, entraram muito bem. O Sorriso está vivendo um grande momento, o Vágner jogou depois de um longo período parado e o Dudu é uma grata surpresa. O Figueirense deu poucas chances para o Juventude se aventurar na partida – observou o técnico Dorival Júnior.
ANA LETÍCIA DA ROSAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.