| 26/12/2004 15h20min
O número de mortos por ondas gigantes (tsunamis) causadas por um terremoto de 8,9 graus de magnitude que atingiu o sudeste da Ásia neste domingo, dia 26, já ultrapassa de 7,8 mil. O tremor, cujo epicentro ficou na ilha de Sumatra, na Indonésia, provocou um gigantesco maremoto com ondas de 10 metros.
As ondas gigantes também inundaram áreas baixas e fizeram com que a maré subisse na costa do leste da África, a 6 mil quilômetros do Oceano Índico.
Em países do Cabo da África até a Tanzânia, enchentes em áreas baixas e mudanças bruscas de maré foram noticiadas. Nas Ilhas Seicheles, estradas costeiras foram inundadas por uma onda de dois metros de altura e o fornecimento de energia foi interrompido em centenas de residências. No aeroporto, bombeiros retiram dezenas de peixes da pista de decolagem a cada vez que a maré alta invade o local.
Moradores e turistas foram aconselhados a se deslocar para áreas mais altas. Praias em resorts turísticos na cidade costeira de Mombasa, no Quênia, foram fechadas por causa das mudanças de maré provocadas pelo terremoto.
Na Ásia, o Sri Lanka foi um dos países mais atingidos, além da Índia, Malásia, Tailândia, Indonésia e a região das ilhas Maldivas. Dezenas de turistas que mergulhavam em corais da região estão desaparecidos e há milhares de pessoas desabrigadas.
As informações são da agência Reuters.
Veja imagens da tragédiaGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.