| hmin
O consulado do Sri Lanka no Rio de Janeiro divulgou em seu site comunicado dirigido ao povo brasileiro pedindo auxílio para as vítimas do maremoto que atingiu o sudeste da Ásia no último domingo. De acordo com a nota, "o país se encontra em situação de calamidade pública nacional devido aos danos causados por tal catástrofe".
O comunicado afirma que pelo menos 1 milhão de pessoas estão desabrigadas. De acordo com a agência Reuters, quase 13 mil corpos já foram resgatados, e autoridades cingalesas acreditam que o número de vítimas possa superar os 20 mil.
– Os hospitais estão superlotados; faltam medicamentos e material hospitalar; não há água potável; as linhas telefônicas foram danificadas; navios da marinha foram comprometidos. Acredita-se que, dentre os países atingidos, o Sri Lanka será o mais afetado economicamente – diz a nota, assinada pelo cônsul Sohaku Bastos.
O consulado divulga o número de uma conta no Banco do Brasil onde podem ser depositadas doações em dinheiro (agência 1606-3, Conta Corrente nº 46034-6). A nota pede o fornecimento de barracas, cobertores, lençóis, alimentos não perecíveis, tabletes purificadores de água, farinha de trigo e arroz, medicamentos, roupas, material de sutura, seringas e geradores de energia portáteis.
Os donativos serão recolhidos por agências governamentais brasileiras e de ajuda humanitária. Os endereços de coleta serão divulgados no site http://www.consulanka.org.br.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.