| 05/01/2005 16h44min
A ferrugem asiática, doença que pode reduzir drasticamente a produtividade das lavouras de soja, já apareceu em campos em 128 municípios de nove Estados brasileiros mais o Distrito Federal, informou nesta quarta, dia 5, a Embrapa Soja. No dia 21 de dezembro a doença estava em 81 municípios de oito Estados mais o Distrito Federal.
No entanto, apenas em cerca de 64 municípios os focos da doença estão em áreas comerciais de soja, com os outros registros ocorrendo em áreas de teste e de soja voluntária (planta que germinou a partir de grãos que caíram ao solo durante a última colheita).
– Muitos focos foram identificados em estágio vegetativo de desenvolvimento da soja, o que mostra que a doença está aparecendo cedo – disse em um comunicado o pesquisador Rafael Soares, da Embrapa Soja.
– É preciso intensificar o monitoramento para não aplicar fungicida desnecessariamente, o que aumenta o custo de produção da cultura – afirmou.
O Paraná, segundo maior produtor brasileiro, com estimativa de produzir cerca de 12 milhões de toneladas na atual safra, continua sendo o Estado com maior número de focos de ferrugem.
São 71 municípios paranaenses em que há a presença da doença, sendo 39 focos em aéreas comerciais.
O Mato Grosso, maior produtor nacional, com prejeção de uma safra de 16,2 milhões de toneladas, vem em segundo, com 18 municípios com a doença, mas apenas três em áreas comerciais.
– No Mato Grosso, houve atraso no cultivo da soja por causa da escassez de chuva, o que pode justificar o menor número de relatos de ferrugem – avalia outra pesquisadora da Embrapa Soja, Claudine Seixas.
Até o momento, nenhum foco de ferrugem foi relatado na Bahia e no Tocantins, Estados que têm crescido em importância na produção de soja e que, a exemplo do Mato Grosso, também tiveram o cultivo da soja atrasado, devido à escassez e à irregularidade das chuvas.
– Apesar de muitos produtores encaminharem amostras para os laboratórios da região, em nenhuma amostra foi confirmada a presença do fungo causador da doença – disse Claudine.
O site de alerta sobre a ferrugem da Embrapa Soja (ww.cnpso.embrapa.br/alerta) traz a relação dos municípios afetados.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.