| 08/01/2005 16h45min
Os palestinos realizarão uma eleição parlamentar no dia 17 de julho, a primeira desde 1996, de acordo com informação divulgada pelo presidente em exercício Rawhi Fattouh neste sábado, dia 8. O pleito encerra uma grande transição política iniciada em novembro com a morte de Yasser Arafat, cujo sucessor será escolhido em uma eleição presidencial no domingo.
– O povo palestino da Cisjordânia, da Faixa de Gaza e do (leste de) Jerusalém está convidado para as eleições legislativas livres e diretas no domingo, dia 17 de julho – disse Fattouh, presidente interino desde a morte de Arafat, em decreto emitido na cidade de Gaza.
Fattouh disse que a lei eleitoral palestina será modificada para expandir o número de cadeiras no Conselho Legislativo Palestino de 88 para 124 nas próximas eleições. O movimento nacionalista Fatah domina o atual parlamento, mas pode enfrentar grande desafio se militantes islâmicos buscarem cadeiras pela primeira vez, e eles já indicaram que o farão.
O período para nomear candidatos parlamentares começará no dia 6 de junho e durará 12 dias. O decreto será publicado oficialmente no domingo. A eleição presidencial também será a primeira desde 1996.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.