| 10/01/2005 13h20min
As Maldivas foram tão afetadas pelo tsunami do mês passado que algumas ilhas do arquipélago acabaram extintas. O governo local defende que o mapa da região, com 1,2 mil ilhotas, precisa ser literalmente redesenhado.
O território acabou sendo totalmente modificado. As ondas gigantes movimentaram toneladas de areia, destruiram edificações e invadiram cerca de 30 metros de praia.
A maior parte das Maldivas escapou da fúria do tsunami, já que a quantidade de terra era muito pequena para fazer a onda quebrar. Entretanto, algumas regiões sofreram com o impacto, que teve força suficiente para dar novos formatos a ilhas e, em alguns casos, apagá-las do mapa.
– O tsunami mudou tanto o mapa das Maldivas que precisamos de uma comissão para revisar o país – disse Mohamed Shareef, especialista ambiental que trabalha na unidade de comunicações do presidente Maumoon Abdul Gayoom.
Com cerca de 80 mortos, as Maldivas escaparam das cenas da Indonésia e do Sri Lanka, que juntos contam com 85% das 156 mil vítimas do tsunami. Mas o arquipélago que oferece algumas das acomodações mais caras do mundo sofreu mais danos econômicos proporcionais do que qualquer outro país atingido pelo tsunami. O governo quer um pacote de ajuda de US$ 1,3 bilhão para recuperação financeira.
As informações são da agência Reuters.
Veja imagens da tragédia Veja como se forma uma tsunamiGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.