| 12/01/2005 09h20min
Autoridades dos Estados Unidos afirmaram nesta terça, 11, que estão criando um esquema de segurança sem precedentes para proteger a posse do presidente George W. Bush em 20 de janeiro. Esta é a primeira cerimônia desse tipo desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Milhares de policiais e militares patrulharão com cães farejadores, e o público terá de passar por detectores de metal antes de assistirem às cerimônias ou ao desfile nas ruas. O secretário do Interior, Tom Ridge, disse que não há qualquer ameaça específica contra a cerimônia, que marcará o início do segundo mandato de Bush.
– A segurança atingirá o mais alto nível em relação a qualquer outra cerimônia de posse. Nosso objetivo é que qualquer tentativa da parte de qualquer pessoa ou grupo de afetar a posse será repelida por múltiplos níveis de segurança, disse ele.
Ridge, que está deixando seu posto, afirmou ainda que não há planos de elevar o nível de alerta de segurança do país.
Ao todo, 2,5 mil soldados serão enviados à capital norte-americana, disse o general Galen Jackman, comandante militar do distrito de Washington. Outros milhares de policiais irão patrulhar as ruas e os sistemas de transportes. Será declarado feriado na cidade no dia da posse. Aviões e helicópteros militares sobrevoarão a região. Autoridades esperam que cerca de 250 mil pessoas se dirijam a Washington.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.