| 23/01/2005 21h40min
O embaixador dos Estados Unidos no Iraque, John Negroponte, prometeu neste domingo, dia 23, que "planos de segurança elaborados" serão postos em prática para as eleições da próxima semana e previu que os iraquianos poderão votar na maior parte do país.
Em entrevistas a programas de TV, o embaixador estabeleceu, no entanto, parâmetros pouco exigentes para medir o sucesso das eleições de 30 de janeiro e negou que os candidatos vitoriosos possam precipitar a retirada das tropas americanas. Ele admitiu que não há "garantia absoluta" de que todos os iraquianos aptos a votar poderão fazê-lo no próximo domingo.
– Mas o que eu posso dizer é que existem planos elaborados, que medidas de segurança estão sendo tomadas... e que eu acho que em muitas partes do país será seguro sair de casa e votar – disse o embaixador ao programa Fox News Sunday.
Negroponte fez aparições em vários programas jornalísticos da TV enquanto o aliado da Al Qaeda, Abu Musab al-Zarqawi, jurava impedir a histórica eleição – a primeira desde a invasão de 2003 que tirou Saddam Hussein do poder –, numa advertência para assustar eleitores.
Zarqawi, o inimigo número um dos Estados Unidos no Iraque, repreendeu a maioria xiita do país por aceitar a eleição e pediu à minoria sunita, classe dominante no regime de Saddam, que inicie uma guerra santa contra as eleições.
Os ataques quase diários de seu grupo, inclusive os mais sangrentos ataques suicidas do ano passado, aumentou os temores de um banho de sangue nas eleições. O número de americanos mortos já se aproxima dos 1,4 mil e cerca de 5 mil militares e 17 mil civis iraquianos já morreram desde o início da guerra.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.