| 25/01/2005 13h51min
O primeiro-ministro interino do Iraque, Iyad Allawi, disse nesta terça, dia 25, que esboçou um plano para as forças iraquianas gradualmente assumirem o controle do país se ele permanecer no poder, mas se recusou a estabelecer uma data para a saída do país das forças lideradas pelos Estados Unidos.
– Eu prometo que construirei forças armadas poderosas, capazes de ter toda a responsabilidade pela segurança no Iraque e de seus cidadãos – disse Allawi menos de uma semana antes das eleições.
– Outras pessoas falam sobre a retirada imediata das forças multinacionais ou a fixação de uma data para isso. Eu prometo que não vou negociar com o problema da segurança por motivos políticos ou barganhar com os interesses da população iraquiana.
Allawi afirmou que as forças lideradas pelos Estados Unidos irão permanecer no Iraque até as inexperientes forças de segurança da nação estarem em condição de assumir tal responsabilidade. Um funcionário da embaixada norte-americana afirmou que, no momento, a administração Bush não tem a intenção de estipular uma data para saída do país.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.