| 26/01/2005 10h43min
A organização da 5ª edição do Fórum Social Mundial estima que cerca de 100 mil pessoas devem circular pelas margens do rio Guaíba, em Porto Alegre, a partir desta quarta, dia 26. Os hotéis da cidade estão lotados e muitos participantes do FSM estão recorrendo a hospedagens familiares, motéis e pousadas para garantir a participação no evento. O Acampamento da Juventude, montado no Parque da Harmonia, no coração do Fórum Social Mundial, já contabiliza 10 mil jovens acampados, e ainda há gente chegando ao local.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já mobilizou 154 agentes para controlar o trânsito durante o evento. Nesta segunda, operações especiais foram montadas para permitir um dos momentos mais marcantes do Fórum Social Mundial: a caminhada de abertura que sai do Largo Glênio Peres no final da tarde com destino ao Anfiteatro Pôr-do-Sol.
Liderada pelo grupo Tambores pela Paz, a marcha também terá a participação de bonecos gigantes do grupo australiano Snuff Puppets. O início da concentração da multidão está marcado para as 16h.
Para permitir o deslocamento das dezenas de milhares de participantes esperados na marcha, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) determinou o bloqueio da Avenida Borges de Medeiros até o Viaduto dos Açorianos nos dois sentidos a partir do momento em que a marcha sair do largo. Em decorrência do fechamento das ruas para o trânsito, também serão alterados os itinerários de cerca de 60 ônibus e lotações que têm ponto final na Borges ou na Salgado Filho.
O anfiteatro Pôr-do-Sol abrigará os espetáculos de abertura do Fórum. Representantes da Ásia, América, África, Europa e Oceania participam da caminhada e do show que marcam o início das atividades do encontro.
Tambores pela Paz, Amit Heri e Rabbi Shergil, Sombrero Luminoso, Snuff Puppets e Les Diables del Forum, de Pere Ferrer ee Sílvia Medeiros, Luck Mervil, Qbeta, Ma'Afrika, Gilberto Gil, Bersuit Vergarabat, La Phaze e Manu Chao são as atrações confirmadas.
Com informações da Agência Brasil e jornal Zero Hora.Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.