| 29/01/2005 12h33min
Quase 30% dos iraquianos exilados registrados votaram no primeiro dia designado para aqueles que não estão no país participarem da primeira eleição pós-guerra do Iraque. Segundo informações divulgadas pelos organizadores no sábado, 84.429, ou 29,8%, dos 280.303 iraquianos registrados no exterior para as eleições, votaram na sexta. As pessoas registradas representam apenas um quarto dos exilados que poderiam votar.
Apesar disso, a Organização Internacional para Migração, que conduz a votação iraquiana no exterior, avalia que os números mostram um forte desejo de participação no futuro político do país.
– Os dados mostram que há um grande interesse apesar dos problemas. Nós esperamos que mais pessoas que se registraram venham hoje e amanhã para votar – disse Monique De Groot, porta-voz da organização.
A votação em 14 países com grande números de iraquianos exilados irá continuar até domingo, quando ocorre a eleição no Iraque. Segundo os organizadores, temores sobre o futuro do Iraque, apatia e falta de informações sobre a campanha eleitoral ajudam a explicar porque apenas um em cada quatro iraquianos em condições se registraram para votar.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.