| 29/01/2005 17h20min
Um foguete atingiu um anexo da embaixada dos Estados Unidos na Zona Verde de Bagdá, neste sábado, dia 29, matando dois norte-americanos e ferindo quatro, informou uma fonte diplomática.
A explosão, ocorrida na véspera das eleições diretas no país, pôde ser ouvida por todo o centro de Bagdá. Sirenes soaram na Zona Verde logo em seguida.
– Ele atingiu as proximidades do prédio da embaixada – afirmou o porta-voz Bob Callahan à Reuters, referindo-se ao palácio que era de Saddam Hussein e onde trabalha hoje a maioria das autoridades dos EUA. – Há dois mortos e quatro que estão feridos, todos norte-americanos.
O embaixador norte-americano John Negroponte e outras autoridades de alto escalão trabalham na embaixada principal, em uma parte diferente da Zona Verde.
Callahan afirmou acreditar que a explosão no anexo da embaixada foi causada por um foguete, acrescentando que uma investigação foi iniciada.
A embaixada dos EUA foi anteriormente atingida por um morteiro, em agosto, quando duas pessoas foram feridas mas ninguém morreu.
Insurgentes frequentemente disparam morteiros e, às vezes, foguetes contra a Zona Verde, um complexo amplamente fortificado que abriga o governo interino do Iraque, além de embaixadas de outros países.
Neste sábado também, uma explosão em uma estrada matou um soldado norte-americano no oeste de Bagdá, segundo o exército dos EUA.
Desde a invasão do Iraque liderada pelos EUA em março de 2003, pelo menos, 1.088 militares e funcionários do Pentágono morreram em atividade no Iraque. Levando-se em consideração os não-combatentes, o número de mortos sobe para 1.412.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.