| 03/02/2005 17h29min
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio divulgados nesta quinta, dia 3, apontam crescimento de 20% nas exportações de carne bovina in natura em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2004. Conforme o Ministério, o Brasil vendeu para o Exterior cerca de 66 mil toneladas, com receita de US$ 140,7 milhões.
Embora os números sejam superiores aos do ano anterior no mesmo período, ficaram abaixo das vendas de dezembro, quando as exportações totalizaram 76 mil toneladas e movimentaram US$ 156 milhões. Conforme o governo, um dos motivos da diferença negativa pode ser a queda das compras da Rússia.
Depois da descoberta do foco de aftosa que provocou o embargo russo em setembro, as exportações continuaram firmes até novembro (20,6 mil toneladas), com a Rússia permanecendo o principal comprador de carne brasileira porque havia um acordo de que a carne abatida antes do foco ser encontrado ainda poderia ser exportada. Em dezembro as vendas caíram para 6,6 mil toneladas.
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o dólar mais fraco ante o real é outro fator que faz com que a carne brasileira perca competitividade em relação a outros mercados.
Com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.