| 16/02/2005 08h18min
O funeral do ex-premiê do Líbado, Rafik al-Hariri, virou um protesto anti-Síria em Beirute. Dezenas de milhares de pessoas estão nas ruas da cidade gritando palavras de ordem contra o país vizinho. Hariri morreu na segunda, quando o seu comboio acabou atingido por um carro-bomba.
Homens e mulheres choravam descontroladamente à medida que o cortejo passava pelas ruas de Beirute. A cidade está tomada por pôsteres do empresário sunita assassinado. A ambulância que transportava o corpo de Hariri era saudada com arroz lançado de varandas.
– Síria fora, Síria fora – gritava a multidão.
O incidente trouxe à tona lembranças da guerra civil de 1975 a 1990 e ressaltou as conturbadas relações do Líbano com sua vizinha Síria. Ele levou também a maior pressão, liderada pelos Estados Unidos e pela França, para que a Síria deixe o Líbano. Hariri deve ser enterrado em uma mesquita ainda inacabada que ele financiou no coração de Beirute.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.