| 19/02/2005 16h08min
Milhares de italianos, muitos segurando faixas coloridas, fizeram um protesto em Roma neste sábado para exigir a libertação de uma jornalista sequestrada no Iraque.
– Vamos libertar a paz – dizia uma faixa.
Organizadores esperavam que mais de 200 mil pessoas participassem da manifestação. Giuliana Sgrena, do jornal comunista Il Manifesto, foi sequestrada em Bagdá no dia 4 de fevereiro enquanto realizava entrevistas. Soluçando e apertando as mãos, Sgrena aparece num vídeo suplicando por sua vida.
– A marcha de hoje é prova de que toda a nação está próxima de Sgrena – afirmou Romano Prodi, líder do bloco de oposição italiano de centro-esquerda e ex-presidente da Comissão Européia.
A manifestação tem claras implicações políticas, com milhares de pessoas exigindo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi a retirada das tropas italianas do Iraque. O jornal Il Manifesto foi claramente contra a invasão norte-americana. Em seu apelo, a jornalista pede a retirada das tropas italianas, com um contigente de 3 mil soldados no país.
Políticos de centro-direita ignoraram a demonstração, mas Berlusconi afirmou que está fazendo o máximo possível para que a jornalista seja libertada, e disse esta semana aos repórteres que estava "otimista".
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.